terça-feira, 20 de janeiro de 2015

1 ano de Coisas e Coisinhas !!!!!! :D


Há precisamente um ano atrás, criei este blog e publiquei aqui a minha primeira receita! :)
E hoje, precisamente um ano depois...esqueci-me deste aniversário! :(  É verdade, esqueci-me completamente...liguei há pouco o computador para tentar agendar aqui algumas receitas e, de repente, a minha mente pensou em janeiro...sabia que tinha sido por esta altura que tinha decidido criar o blog. Em poucos segundos, decidi fazer uma pesquisa rápida pelo meu histórico de publicações e, eis senão quando, percebi que tinha sido precisamente hoje, exatamente nesta data, há um ano atrás. Coincidências?! ;)
O certo é que, como tal, não tinha nada de especial preparado para hoje, confesso... mas rapidamente arranjei um miminho e guardo comemorações maiores (e mais docinhas) para o fim de semana!! :D

Normalmente, nestas datas mais especiais, os bloggers tendem a fazer uma análise daquilo que foi, tem sido, é e querem que seja o seu blog. E, até, uma própria introspeção deles mesmos e do seu percurso na blogosfera. A minha é simples. Criei este blog com o simples e único intuito de poder divulgar uma das minhas maiores paixões: a culinária! Criei-o na esperança de poder partilhar com outros este mesmo gosto e interesse e, quem sabe, de ajudar ou inspirar outras pessoas a irem para a cozinha, porem em prática algumas das minhas ideias e experiências culinárias! O meu objetivo foi mais que cumprido! :)  


Não vou fazer análise de números de seguidores ou "likes" no Facebook. Não o faço por norma no dia-a-dia, por isso também não tem lógica fazê-lo agora! Não crio parcerias, não porque até não gostasse, mas porque sou uma portuguesa a viver em Londres. É claro que gosto de ver os números a crescerem, é sempre motivante. E, quando alguém elogia as minhas receitas, o meu coração enche-se de alegria, não há como negar! Mas este blog é o meu cantinho, o meu refúgio, um dos meus passatempos favoritos! É algo que gosto de ter, e de manter, sem que contudo dependa dele. É a forma que encontrei para partilhar com outros a paixão pela cozinha! E foi por ele, e através dele, que conheci tantas outras pessoas nesta blogosfera, e que desenvolvi várias amizades, todas elas interligadas por um gosto comum :)

Se eu mudei com o meu blog?! Nem por isso, penso eu...Mas pode-se dizer que "exponenciei" algumas características em mim: cozinho mais e (acredito eu!) melhor porque tenho aprendido imenso e experimentado mais ainda; aumentei (de forma bem exponencial!!) o conteúdo dos armários da minha cozinha (e ainda tive de comprar umas prateleiras novas à custa disso), bem como da despensa, frigorífico e congelador; e perco-me de uma forma louca por entres lojas de utensílios de cozinha e prateleiras de supermercados, ao invés de lojas de roupa ou coisas do género! ;)

O Coisas e Coisinhas vai continuar, tal como a sua autora: simples mas com personalidade e cheio de receitas "sem rótulos" e com muitas experiências culinárias! Porque é assim que eu sou e é assim que é a minha cozinha: divertida e experimental :)  Uma mistura de cores, sabores e texturas de todos os cantos do mundo (e, se me conhecem, sabem bem que, de vez em quando, podem mesmo encontrar os quatro cantos do mundo num só prato :P hehe). 
Adoro partilhar com vocês tudo aquilo que vai saindo para a mesa aqui de casa e garanto-vos que o vou continuar a fazer :)  Mas, mais ainda, adoro ter gente sentada à volta da minha mesa :)

O primeiro post do meu blog foi este Caril de Iogurte com Chocos e Couve-Flor! Uma receita que adoro e que continua a estar no topo da lista das minhas favoritas :)

 (podem ver a receita completa aqui)

Mas hoje, para começarem as celebrações, deixo-vos com uns Hambúrgueres com Crosta de Ervas e Sementes! Simples, coloridos e super deliciosos :)  A sobremesa virá mais tarde ;)





Ingredientes para 8 hamburgueres: 
700 gramas de carne de porco picada
Sal, pimenta, alho em pó e orégãos secos q.b.
1 mão cheia de cebolinho fresco picado
1 pedaço de malagueta a gosto, bem picadinha
2 colheres de sopa de raspa de limão
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de chá de mostarda em grão, tipo antiga
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de sementes de sésamo brancas
1 colher de sopa de sementes de sésamo pretas


- Colocar a carne picada numa taça e temperá-la com sal, pimenta, alho em pó e orégãos secos. Envolver tudo muito bem com as mãos e dividir a carne em 8 pedaços idênticos, dando a cada um deles o formato de hambúrguer (devem ficar com cerca de 2 cm de espessura). Dispor os hambúrgueres num tabuleiro ou tábua e levá-los ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos para que mantenham bem a sua forma. Caso não tenham tempo para isso, tal como eu, levem-nos ao congelador cerca de 15 minutos).

- Numa tábua, picar bem o cebolinho e a malagueta. Juntar-lhes as sementes de sésamo, a raspa de limão o queijo ralado. Envolver tudo muito bem.  


- Numa tacinha, misturar a mostarda com o azeite e, com a ajuda de um pincel, barrar bem a parte lateral dos hambúrgueres, fazendo-os depois rolar por cima da mistura de ervas e sementes, pressionando ligeiramente para que fiquem com uma bela crosta exterior. 


- Levar ao lume um grelhador e, quando estiver bem quente, cozinhar os hambúrgueres, tendo cuidado ao virar, para que mantenham bem intacta a sua crosta. Quando estiverem prontos, retirar e deixar repousar cerca de 1 a 2 minutos antes de servir.


26 comentários:

  1. Continua o bom trabalho e diverte-te :) Beijinho de parabéns da Susana e da Deliciosa Paparoca
    http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Susana :D Acima de tudo, o importante é isso mesmo: divertirmo-nos ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Parabéns pelo aniversário do blog! :)
    Os hamburguers ficaram lindoos e gulosos :P

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelo 1º ano de blogue!!!
    E que hambúrgueres fantásticos, coloridos, amei mesmo ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo 1º aniversário do blog e qe venham muitos mais
    Adorei os hamburgueres estão divinos
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela partilha.
    Muitos anos de muitos sucessos!
    Grata
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Esses hamburguers ficaram com um aspecto mesmo tentador!
    Muitos parabéns :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de fazer hamburgueres caseiros e estes têm um excelente aspecto e com as ervas e sementes devem ser carregadinhos de sabor como eu gosto, vou ter que experimentar, e em breve! :)
    Muitos parabéns e boas receitas!
    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sabor dos hambúrgueres caseiros não tem comparação! E se também gostas de os fazer em casa, tens de experiementar esta versão Cátia :) Para além de bem coloridos, ficam uma delícia ;) E se experimentares, conta-me tudo ;)
      Muito obrigada :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Olá Vânia,
    Tinha de te vir dar os Parabéns pelo 1º Aniversário do teu cantinho "divertido e experimental" :) E dizer-te que adorei esta caracterização e identificação que senti com muito do que escreveste.
    A aprendizagem é sem dúvida o que também me motiva e claro sentirmo-nos muito bem com o que fazemos e passamos para quem gosta de nos visitar.
    Que muitos mais venham, cheios de energia! :)

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Susana :)
      Que venham muitos mais sim, não só anos mas, acima de tudo, muitas mais experiências culinárias divertidas para que possa sempre partilhar convosco :) E que estejas sempre desse lado :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  9. Parabéns!!!

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/almondegas-recheadas.html

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, querida! Como, já passou um ano???! Parece-me há tão pouco tempo que trocámos umas mensagens quando estavas a começar... o tempo voa!
    Apesar de não comentar muito, que o tempo anda mesmo escasso, vou sempre seguindo e é muito bom ver os sucessos e crescimento do Coisas e Coisinhas!
    Agora, esses hambúrgueres... estão maravilhosos!
    Beijinhos e que venham muitos mais anos de coisinhas boas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade querida Maria João!! :) Estiveste lá desde o primeiro momento ;) Os sucessos e crescimento deste blog devem-se em muito a pessoas como tu, por todo o apoio e carinho...e isso nunca esqueço :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  11. Parabéns e siga fiel aos teus conceitos, isso sim é o mais importante.................Bom apetite

    ResponderEliminar
  12. OHMEUDEUS, e tens 99 seguidores, se fosse a ti perdia tempo a criar uma conta fácil para atingires o ano de blog com 100 seguidores :P
    Acho que já tinha visto o teu primeiro post, acho sempre giro ver os primeiros posts das pessoas :P
    Que engraçado, pensava que o teu blog tinha mais ou menos a mesma idade do meu :)
    Os hambúrgueres estão muito giros, aí na imagem em que estás a fazer a crosta parecem a roda de um trator gigante que vai descarrilar. IMENSO.
    Os hambúrgueres parecem mesmo suculentos, de fazer inveja ao Mr Krabs ;) Devem ser muito bons, mas podias ter encaixado aí uma velinha, nem que fosse no paint (pronto, deixa lá, o paint dá cabo dos nervos a uma pessoa, já sei :P )
    PARABÉNS :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém viu o teu comentário e fez o favor de tratar do assunto :D ahahahah
      E, à parte de tudo o resto...obrigadaaaa pelos Parabéns! ;)

      Eliminar